Calendário Escolar 2021/2022

Despacho nº 6726-A/2021 - Diário da República n.º 131/2021, 1º Suplemento, Série II de 2021-07-08

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Calendário de funcionamento das actividades educativas e lectivas dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e do ensino básico e secundário:

1.º Período
Início: 14 a 17 de Setembro de 2021 | Fim: 17 de Dezembro de 2021.
Interrupção Natal: 20 de Dezembro de 2021 a 08 de Janeiro de 2022. *

2.º Período
Início: 10 de Janeiro de 2022 | Fim: 08 de Abril de 2022. *
Páscoa:  11 de Abril de 2022 a 18 de Abril de 2022. *                                                                                          

3.º Período
9.º, 11.º e 12.º ano - Início: 19 de Abril de 2022 | Fim: 7 de junho de 2022.
5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º ano - Início: 19 de Abril de 2022 | Fim: 15 de junho de 2022.                                                                  Pré-Escolar e 1.º ciclo do ensino básico - Início: 19 de Abril de 2022 | Fim: 30 de junho de 2022.

* Actualizado a 26-11-2021

Fonte: Ministério da Educação 

Provas de aferição

As provas de aferição têm como objetivo a devolução de informação às escolas, bem como aos professores, alunos e encarregados de educação, sobre as aprendizagens efetuadas pelos alunos, de modo a permitir uma intervenção pedagógica atempada dirigida às dificuldades identificadas para cada aluno. Estas avaliações não têm qualquer influência na classificação final.

Provas finais de ciclo

As provas finais de ciclo visam avaliar o desempenho dos alunos no final do ensino básico e certificar a conclusão deste nível de ensino. Contribuem com um peso de 30% para a classificação final das disciplinas avaliadas.

Exames finais nacionais

Os exames finais nacionais são as avaliações mais importantes da escolaridade obrigatória. Têm duas finalidades: avaliar o desempenho dos alunos nos últimos anos do ensino secundário, com um peso de 30% na classificação final das disciplinas avaliadas, e servir como prova de ingresso ao ensino superior, com um peso entre 35% e 50%, consoante a exigência do estabelecimento de ensino superior.

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